Estética Geriátrica
Envelhecer com Qualidade
Prof.a Kátia Silva Nunes
Tels.: (21) 2729-5132 / 9567-56700
E-mail: katiasilvanunes@gmail.com
 

Introdução
Os cuidados estéticos oferecem muitos benefícios aos clientes da terceira idade. De fato são mais eficazes, devido aos desafios físicos e emocionais, que os idosos experimentam no processo de envelhecimento. Nessa fase, cabe ao profissional de estética dedicar compreensão, atenção, carinho e protocolos específicos que aliviam e previnem as consequências dessas alterações. A terceira idade é uma etapa natural da vida com características próprias facilitadas por uma maior disponibilidade de tempo e de liberdade, pode vir a ser um período interessante de descobertas e realizações pessoais. Ao cuidarem da imagem dos idosos os profissionais de estética podem assumir na vida desses, um papel essencial na redescoberta e na manutenção da sua autoestima.

Efeitos Benéficos
A grande maioria da população idosa é sedentária, tem problemas de artroses, e tem problemas de dificuldade de equilíbrio ou problemas relacionados com a circulação sanguínea. Nessas situações a massagem promove:
· Aumento da circulação sanguínea
· Aumento da circulação linfática
· Alívio da dor
· Melhoria na respiração
· Redução do stress e da ansiedade
· Aumento da amplitude e da mobilidade articular
· Diminuição das tensões musculares
· Atenuação dos problemas com artrite e reumatism
os

De fato, hoje em dia são cada vez mais as casas de repouso da terceira idade, que percebendo a importância e a necessidade de manter a autoestima dos idosos fornecem serviços de estética regulares ou que, inclusive, detém este serviço nas próprias instalações sendo cada vez mais comum a existência de casas de repouso que oferecem aos seus clientes serviços como: massagens relaxantes, reflexologia, tratamentos faciais, banhos terapêuticos, cabeleireiro, manicure, salão de estética, entre outros. Estes tipos de serviços que elevam a autoestima dos idosos, ao mesmo tempo em que cuidam do seu corpo e da sua mente, são ainda muito gratificantes para os profissionais de estética que os praticam. O aumento da esperança média de vida de homens e mulheres trouxe atualmente um novo mercado para os serviços estéticos.

Reintegração Social
Os idosos recorrem cada vez mais a cuidados estéticos para melhorar sua aparência e sua autoestima. Ao desfrutarem de uma boa aparência os idosos sentem-se mais confiantes para retomar as atividades de lazer e de convívio social. Muitos deles não tiveram oportunidade para se cuidar quando eram mais novos, por isso agora aproveitam o tempo disponível, para recuperar um pouco da sua juventude e bem-estar, tanto por fora, quanto por dentro. O que está acontecendo atualmente no segmento da terceira idade é uma sensível mudança em relação às atividades e aos comportamentos. De pessoas passivas e dependentes transformam-se em pessoas ativas e autônomas. Esse modo de ser é classificado pelos profissionais de saúde como envelhecimento ativo. Cuidar dos idosos é gratificante, mas também nos exige muita responsabilidade profissional, o profissional deve sentir um verdadeiro interesse pelo restabelecimento das deficiências físicas, amar o que faz, muita paciência e saber o que está fazendo, pois a anatomia e a fisiologia do idoso devem ser bem conhecidas.

Envelhecer com Qualidade
Envelhecer é um processo natural, no entanto, isso não supõe que o idoso esteja determinado à ausência de saúde ou falta de acesso aos meios necessários que possibilitam a sua qualidade de vida. Encontrar o equilíbrio de modo a que os idosos consigam o envelhecimento ativo deve ser também uma tarefa destinada e exercida pelo conjunto da sociedade, do qual destacamos também os profissionais de estética. Melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas é uma atitude atualmente levada muito a sério, uma vez que se entende que pode dar origem a menos doenças ou pelo menos adiar o seu aparecimento. Na prática de atividades físicas e cuidados de beleza vários benefícios são adquiridos, tais como: a diminuição da depressão, a melhoria da autoestima, a manutenção da circulação, melhorando a sua flexibilidade e mobilidade, entre outros. A massagem é um dos meios que se pode utilizar para manter a qualidade de vida dos idosos, ajudando e aliviando os problemas mais comuns como fadiga muscular, cansaço geral, ansiedade, perda de elasticidade, além do mau funcionamento dos órgãos internos, especialmente o coração. A massagem para idosos não é muito diferente da massagem normal, no entanto as técnicas utilizadas necessitam de ter um corpo com mais movimentos e mais cuidados. Devemos acomodar o idoso com muito cuidado na maca.

Protocolos Personalizados
Cuidados Faciais – Os cuidados faciais são bastante procurados por quem tem idade avançada. Na maior parte pelas mulheres. Alguns destes procedimentos envolvem a melhora dos sinais do tempo, hidratação profunda, tratamento de manchas, assim como, remoção de pelos supérfluos e maquilagem definitiva.
Cuidados Corporais – A perda de volume de gordura localizada e o aumento da ptose tissular (flacidez) fazem parte das preferências aos níveis de cuidados do corpo do setor da terceira idade. Os protocolos de hidratação e revitalização corporal, como banhos temáticos e terapêuticos também são muito indicados, visto que a pele envelhecida tem tendência a ficar desidratada, com elasticidade reduzida e a vitalidade comprometida. O profissional de estética deve utilizar produtos naturais com óleos vegetais biodegradáveis, potencializado por óleos essenciais com muito cuidado devido à sensibilidade cutânea do cliente.
Óleos Essenciais Recomendados
Ansiedade e Depressão: Lavanda, gerânio, rosa e jasmim apresentam bons resultados se acompanhados de toques carinhosos.
Artrite e Reumatismo: Benjoim (protege a pele), camomila e lavanda (calmante).
Problemas Circulatórios: Lavanda, gerânio, Ylang-Ylang , rosas e menta em pequenas quantidades.
Palpitações: Lavanda, camomila e Ylang-Ylang.

Manicure e Pedicure
Esses são sem dúvida os serviços mais procurados pelos idosos, tanto pelas mulheres quanto pelos homens. Os idosos costumam apresentar sérios problemas nas mãos e nos pés devido a alterações circulatórias, deformidades ósseas, diabetes, entre outras. Os pés dos idosos já suportam durante toda uma vida o seu corpo e, portanto, é natural que se encontrem mais fragilizados. As calosidades, a falta de hidratação e o fato das unhas dos idosos se caracterizarem por serem mais grossas e difíceis de aparar contribuem para que os seus pés devam ser tratados com protocolos de SPA Vip das Mãos e Pés. Relativamente às mãos no caso dos homens, o seu cuidado passa, basicamente, pela hidratação e manutenção da higiene das unhas. Para as mulheres, além de ambicionarem ter as unhas limpas e bem cuidadas, também é importante que estejam bonitas e pintadas. Se possível, combinar com as unhas dos pés.

Massagem Geriátrica
As massagens nos idosos são gratificantes, mas também muitas vezes requer do profissional muita responsabilidade e um verdadeiro interesse pela melhora deste cliente, pelo reestabelecimento das suas limitações físicas. Tratar os idosos com a dignidade que eles merecem é imprescindível, saber o que está fazendo num excelente conhecimento de anatomia e fisiologia. Contato regular entre terapeuta e os idosos responde significativamente as suas necessidades de afeto, deste modo, os idosos sentem-se valorizados. Com o aumento da esperança média de vida, a população idosa no Brasil tende a aumentar muito, por isso muitos terapeutas de massagens estão a especializar-se para esta classe de clientes, para que consigam atingir harmonia entre a mente e o corpo. É necessário adaptar diferentes técnicas de acordo com a necessidade do cliente, o importante é dar movimentos aos tecidos para ajuda do relaxamento e para ajudar a irrigação da circulação sanguínea. Um toque, um sorriso, uma conversa (papoterapia) produzem no idoso tal como ocorre numa criança, um milagre de desejarem continuar a viver. O contato social é um componente essencial na saúde e na felicidade dos idosos.

Diferentes Abordagens
Existem dois tipos de idosos. Os que têm uma alimentação equilibrada e um estilo de vida ativo. Estes podem usufruir da massagem como uma terapia complementar a sua vida saudável. Os que, para além dos problemas normais da idade, sempre possuíram hábitos sedentários, a falta de atividade física diminui a circulação sanguínea e linfática, originando um aporte de oxigênio mais baixo. Os idosos que já tem a saúde debilitada beneficiam-se muito com este tipo de massagem. As necessidades específicas de cada idoso requerem por muitas vezes algumas modificações na metodologia e na técnica de massagem, é o caso, por exemplo, dos doentes acamados com doença crônica (exemplo diabetes, artrite, artrose, reumatismo, epilepsia, fibromialgia, asma, etc), com deficiências visuais e auditivas, deficiências físicas e problemas psicológicos. Existem várias e distintas técnicas que produzem efeitos muito benéficos para pessoas de terceira idade, tais como:
· Massagem relaxante
· Massagem vibracional
· Massagem tropical
· Massagem bioflex
· Massagem anti-stress
· Massagem com velas aromáticas

Estas massagens devem ser suaves e ao mesmo tempo drenantes. Tem como principal objetivo resolver dolorosas contrações musculares, proporcionando ao idoso um alívio e momento de melhor disposição física e psicológica.





Reflexologia
Esta técnica, designada por ser um conjunto de manobras que se assemelham a massagem nos pés, trabalham com energias sutis, revitalizando o corpo de forma a que os mecanismos naturais possam melhorar. As massagens nas áreas reflexas nos pés estimulam o sistema imunológico dando equilíbrio ao organismo, auxiliando preventivamente nas ocorrências de potenciais distúrbios. As doenças reumáticas e degenerativas nos idosos são muito frequentes. Nesses casos a reflexologia ajuda muitos idosos através de aplicações de pressões diretas nas áreas reflexas podais, trabalhando de modo firme e constante até acalmar a dor.

Drenagem Linfática
Alivia as dores provocadas por edemas nos membros inferiores e reduz as dificuldades na circulação. Os profissionais de estética devem sugerir sempre que se adeque a exercícios físicos e a uma alimentação equilibrada, que irá ajudar o idoso a ter uma melhor qualidade de vida. Em casos de osteoporose comprovada, os idosos devem ser aconselhados a consultar um médico antes de começar qualquer terapia estética ou atividade física. Será sempre nossa filosofia dar importância aos cuidados de estética e bem-estar.

Recomendações ao Terapeuta
- As pessoas mais velhas têm uma grande tendência a falar muito durante o procedimento e queixar-se dos seus males. Neste caso o terapeuta deve escutá-la atentamente.
- As manobras de amassamento, estimulação e vibrações profundas não devem ser realizadas na pessoa de terceira idade, pois estas manobras afrouxam os tecidos e os músculos, e sabemos que isto não é indicado para este cliente.
- O terapeuta deve aconselhar o cliente a executar técnicas de respiração e concentração da mente.
- No caso de existir dor, não se devem realizar alongamentos, pois os músculos irão retrair-se. Nunca se deve produzir mais dor. Esta é uma regra de ouro para estes clientes que terá que ser respeitada.
- A pressão exercida deve ser sempre bem leve e carinhosa.
- O tempo de duração do procedimento não deve ser muito longo, não ultrapassando 60 minutos.
- No final do tratamento devemos deixar o cliente repousar um pouco para que tudo se reative.
- Cuidadosamente o terapeuta deve ajudar o cliente a levantar-se da maca para que este não fique com tontura, alongando, relaxando e perguntando se está tudo bem.